A iniciativa “O Mundo em 2050” (The World in 2050 – TWI2050) é um esforço de articulação e pesquisa, em nível global, que visa apoiar a implementação da Agenda 2030.

O TWI2050 foi lançado por uma aliança de organizações internacionais de âmbito global – International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), Sustainable Development Solutions Network (SDSN), Stockholm Resilience Centre (SRC), sob liderança da primeira.

A iniciativa reúne uma rede de formuladores de políticas, analistas, e grupos de pesquisa, bem como organizações de todo o mundo, para colaborar na construção de um futuro sustentável com a formulação de políticas que permitam alcançar a mudança transformacional necessária para a implementação da Agenda 2030.

O objetivo do TWI2050 é oferecer conhecimento baseado em fatos para apoiar o processo de política e a implementação dos ODS.

A iniciativa propõe abordar todos os desafios transformacionais relacionados ao cumprimento dos 17 ODS de maneira integrada, para minimizar conflitos potenciais e favorecer sinergias potenciais entre eles.

A partir do exame das principais tendências e dinâmicas do mundo atual que promovem ou colocam em risco a implementação dos ODS, o TWI2050 identificou seis transformações “exemplares” que contribuirão para o alcance dos ODS e a sustentabilidade até 2050 e além:

  • Capacitação humana e demografia – educação, saúde, envelhecimento, trabalho, gênero, desigualdades
  • Consumo e produção – uso de recursos, economia circular, suficiência, poluição
  • Descarbonização e energia – acesso à energia, eficiência, eletrificação, serviços decentes
  • Alimentação, biosfera e água – intensificação sustentável, biodiversidade, florestas, oceanos, alimentação saudável, nutrientes
  • Cidades inteligentes – habitação decente, mobilidade, infraestrutura sustentável, poluição
  • Revolução digital – inteligência artificial, big data, biotecnologia, nanotecnologia, sistemas autônomos

As seis transformações são apresentadas e detalhadas no primeiro relatório do TWI2050, lançado em julho de 2018, e foram desenvolvidas pouco depois em artigo assinado por Jeffrey D. Sachs, líder da SDSN e Nebojsa Nakicenovic, do IICASA, em colaboração Mariana Mazzucato e outros.

A partir do modelo proposto pela iniciativa TWI2050, os autores identificaram os investimentos prioritários e desafios regulatórios relacionados com cada transformação e buscaram definir o papel dos governos, empresas e sociedade civil.

As seis transformações são apresentadas como blocos de construção modulares visando o alcance dos ODS:

  1. Educação, gênero e desigualdade
  2. Saúde, bem-estar e demografia
  3. Descarbonização de energia e indústria sustentável
  4. Alimentos sustentáveis, terra, água e oceanos
  5. Cidades e comunidades sustentáveis
  6. Revolução digital para o desenvolvimento sustentável.

Seis Transformações para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Adaptado de:  Sachs, J.D., Schmidt-Traub, G., Mazzucato, M. et al. Six Transformations to achieve the Sustainable Development Goals. Nat Sustain 2, 805–814 (2019). https://doi.org/10.1038/s41893-019-0352-9

Clique aqui para ampliar a imagem.

 

Sob a principal divisa da Agenda 2030, “Não deixar ninguém para trás!”,  o modelo enfatiza igualmente a urgência de mudança dos padrões de consumo e produção visando o Desacoplamento entre bem-estar humano e degradação ambiental por meio da Circularidade que promove amplamente a reutilização e reciclagem de materiais.

Fontes:

Site TWI2050 – https://iiasa.ac.at/web/home/research/twi/TWI2050.html

TWI2050 Report: Transformations to achieve the Sustainable Development Goals – https://iiasa.ac.at/web/home/research/twi/Report2018.html

Sachs, J.D., Schmidt-Traub, G., Mazzucato, Messner, D., Nakicenovic N., Rockström, J. Six Transformations to achieve the Sustainable Development Goals. Nat Sustain 2, 805–814 (2019). https://doi.org/10.1038/s41893-019-0352-9