Desenvolvimento e Governança Territorial da Saúde para uma Abordagem aos DSS

Os glossários, por definição, apresentam os significados contemporâneos de expressões ou palavras de interesse para o público-alvo e servem para definir corretamente determinados conceitos ou situações que são atualizados com a evolução da produção científica. Refletem a abordagem adotada em relação ao tema ou objeto de análise das diferentes iniciativas.

O Glossário DSSBR objetiva apresentar conceitos amplamente disseminados, porém nem sempre bem entendidos e às vezes mal utilizados.

Por outro lado, o Portal visa também atingir pessoas pouco familiarizadas com estes debates. Portanto, as definições selecionadas foram reelaboradas na medida da necessidade de clareza e caráter explicativo.

Os conceitos a compor este glossário estão relacionados ao seu conteúdo e sobretudo àquele que expressa a construção teórico-metodológica adotada, que se baseia predominantemente nas ciências sociais, com ênfase na geografia, de uma perspectiva distinta daquela da promoção da saúde e da epidemiologia.

Como o foco do conteúdo do portal está na perspectiva de se construir uma nova governança, territorialmente baseada, os conceitos do glossário buscam expressar essa escolha. Para tanto, foram selecionados os conceitos prioritários, sem prejuízo de novas incorporações conforme o conteúdo vá se expandindo.

Neste primeiro momento, definiu-se como critério para seleção das definições a utilizar, para os conceitos adotados, aquelas disseminadas pela OMS, Nações Unidas, ou outras agências/organizações que representam governos e, portanto, têm maior penetração no cenário nacional.

A partir desses pressupostos, o glossário foi revisado, resultando nos verbetes que se seguem abaixo.