Dando continuidade ao discurso de abertura que precedeu a fala de Margaret Chan, o ministro Alexandre Padilha ressaltou a ligação entre desenvolvimento e promoção de saúde. “Buscar saúde para todos e enfrentar as desigualdades, é fundamental para o desenvolvimento do país. Renunciar a isso, é renunciar ao projeto de desenvolvimento econômico e social. Assumir a saúde como um compromisso de todos, é também contribuir para a paz entre as nações e o progresso social e econômico, pois a saúde dos povos é fundamental para a segurança e a paz mundial”, destacou.
Padilha acredita que o desenvolvimento está ligado a redução da desigualdade social. “Queremos reduzir as desigualdades, melhorar a qualidade de vida e acabar com a lacuna que separa quem tem acesso às políticas públicas, daqueles que nem sequer sabem como acessá-las”, disse ele.
O ministro reafirmou que o Brasil está especialmente focado na promoção da saúde. “Interferir sobre os Determinantes Sociais da Saúde é incutir em todas as políticas de governo a preocupação com o bem estar pleno da população”, lembrou Padilha.
“Convido-os a serem criativos, ousados e propositivos, em defesa do bem estar dos nossos povos. Tenho certeza que no futuro, esta conferência será conhecida como um marco para a melhoria da saúde de todos os países. A importância do que for debatido e decidido aqui no Rio de Janeiro, será reconhecida, pois estamos dando passos decisivos para construir políticas eficazes, sobre os Determinantes Sociais da Saúde”, concluiu o ministro.
Referência Bibliográfica
Discurso Alexandre Padilha, Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde [vídeo]. [acesso em 9 dez 2011]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Mq223gUwhvo&feature=channel_video_title
Entrevista com:
Seja o primeiro a comentar