Relatório – GENI/UFF e Fogo Cruzado: Mapa Histórico dos Grupos Armados no Rio de Janeiro

Imagem: Freeimages.com

Há mais de quatro décadas, amplos espaços da Região Metropolitana do Rio de Janeiro se encontram sob o domínio de grupos armados, que submetem os moradores a uma série de arbitrariedades e os expõe ao confronto armado, causado por disputas com grupos rivais ou por operações policiais. A história urbana do Rio de Janeiro é marcada pela história dos grupos criminais, seus ciclos de paz e enfrentamento e suas intrigas de bastidores. As disputas pelo controle territorial são variáveis incontornáveis não só para a área de segurança pública, mas também para outras políticas urbanas, influenciando desde o transporte e habitação à educação e cultura.

Diante desse grave problema público, esperaríamos que as autoridades do Estado elaborassem um mapa mostrando quais são os grupos armados que controlam áreas enormes do estado e onde eles atuam. Os diversos órgãos públicos que atuam nos bairros, favelas e conjuntos habitacionais possuem conhecimento suficiente sobre o controle exercido pelos grupos armados e poderiam reunir essas informações em um mapa, de maneira a produzir um instrumento básico de trabalho da gestão pública. Esse mapa, inclusive, deveria ser disponibilizado à população, para que os cidadãos pudessem compreender melhor o que se passa nessas localidades, exigir prestação de contas sobre serviços e investimentos públicos, se certificando de que eles estão servindo à população e não a grupos criminosos.

O problema é que esse mapa não existe. Ou pelo menos, se ele existe, o poder público se recusa a disponibilizá-lo para a população. E esse vazio de informações qualificadas prejudica não apenas a elaboração e implementação de políticas públicas que de fato sejam capazes de trazer paz e qualidade de vida para a população. Prejudica também o desenvolvimento econômico capitaneado pela iniciativa privada, uma vez que qualquer investimento realizado sem essas informações incorre na impossibilidade de se calcular os seus riscos inerentes. As consequências dessa lacuna são inestimáveis.

Para enfrentar esses problemas, o Instituto Fogo Cruzado e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF) decidiram liderar um esforço coletivo que permitiu apresentar para vocês, hoje, a primeira versão do Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro. O mapa agora divulgado apresenta dados de 2006 a 2021, para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se de uma primeira versão, que será ainda afinada a partir dos retornos de colaboradores e complementada com fontes alternativas. Mas não temos dúvidas, que se trata de uma versão de enorme qualidade, que apresenta fidedignamente os grandes movimentos dos grupos armados no Grande Rio.

Dedicamos este relatório à memória de Zeca Borges, criador e coordenador do Disque-Denúncia, central de atendimento especializada que há 27 anos ajuda a população a denunciar ações criminosas e sem a qual este mapa não teria sido possível.

Nas próximas páginas você conhecerá melhor a metodologia implementada para construir esse mapa e os principais resultados da análise histórica.

 

Mapa Histórico dos Grupos Armados no Rio de Janeiro

Realização: GENI/UFF e Fogo Cruzado

Data: Setembro 2022

Link Mapa Interativo: https://fogocruz.github.io/mapafc/

Arquivo: https://geni.uff.br/wp-content/uploads/sites/357/2022/09/Relatorio_Mapa_Grupos_Armados_Geni_WEB.pdf

 

Por GENI/UFF

 

 

 

Entrevista com:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*