Alberto Pellegrini Filho, Diretor do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz foi o entrevistado do Programa de Educação Popular em Saúde para ACS e AVS. A iniciativa da Rede Humaniza SUS é voltada para profissionais da área técnica.
Pellegrini falou sobre a interferência de fatores genéticos, de gênero e idade na vida dos indivíduos de uma sociedade. Ele explicou ainda o que são os Determinantes Sociais da Saúde e qual é sua importância na identificação de características de grupos populacionais, que são relacionadas à condições de vida e trabalho.
O pesquisador destacou que a saúde das pessoas é influenciada por condições da ação humana que podem ser modificadas, por isso é fundamental estudá-las. Ele ressaltou, além disso, que é importante saber que, devido às diferenças entre os grupos sociais, relacionadas à fatores como o acesso à saúde, serviços, água tratada, saneamento básico, educação, entre outros, ocorre grande influência nas condições de vida da população e diferenciação entre grupos sociais.
Na entrevista, Pellegrini destaca ainda o suporte de grupos de apoio, familiares e amigos, como influência positiva para uma boa qualidade de vida e saúde.
Entrevista com:
Senhores, sendo Profissional em Gestão Tecnológica Hospitalar gostaria se possível, informações atuais sobre o CNDSS. Grato.
Caro Evaldo, a página de memória da CNDSS é http://www.determinantes.fiocruz.br/comissao.asp
Agradecemos por seu contato.
Equipe Editorial do Portal DSS Brasil