A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, 26/7, das 10h às 15h, na sala 410, da Rua Leopoldo Bulhões, 1480, em Manguinhos, o seminário Tecnologias Sociais em Saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha. O evento apresentará os resultados alcançados pela pesquisa realizada no Complexo do Alemão e contará com a participação das pessoas envolvidas no projeto.
A pesquisa tem a coordenação colegiada do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/Ensp/Fiocruz) e da Coordenação de Cooperação Social da presidência da Fiocruz, com as parcerias do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e das organizações da sociedade civil, com sede no Complexo do Alemão, Verdejar Socioambiental e Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap).
Segundo a pesquisadora do DSSA/Ensp/Fiocruz, Adriana Sotero, os resultados dessa pesquisa podem ser interessantes para quem desenvolve estudos na área de saneamento com tecnologia de tratamento de água (biofiltro) e de tratamento de esgoto (bacia de evapotranspiração), porque a experiência mostra que existem outras formas de realizar o saneamento ambiental em territórios socioambientalmente vulnerabilizados, de difícil acesso, caracterizados por condições precárias de coleta de resíduos sólidos, de abastecimento de água, de drenagem e de coleta de esgoto. Além disso, constata a importância de projetos desenvolvidos com a participação da população local.
Faça a sua inscrição e participe do seminário: https://forms.gle/p1jmo48aimmA4MxA6
Por Joyce Enzler – Jornalista da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz)
Entrevista com:
Seja o primeiro a comentar