Conferência NE sobre determinantes sociais vai repercutir temas de grande impacto na população da região

seca-semiarido-600x450caritas
A água assume um papel de destaque nas discussões tendo em vista a maior estiagem dos últimos 50 anos
(Imagem: Cáritas)

Água e saneamento, violência e drogas, segurança alimentar, inclusão produtiva, grandes projetos e acesso e qualidade dos serviços de saúde são os temas que devem guiar os debates na 1ª Conferência Regional sobre DSS do Nordeste (1ª CRDSS), que acontece de 2 a 4 de setembro no Mar Hotel, no Recife. Reunindo 400 convidados dentre sociedade civil, comunidade acadêmica e poder público, a primeira conferência regional pretende repercutir os temas mais relevantes sobre a determinação social na saúde no Nordeste e subsidiar a discussão de proposições e soluções para a redução das iniquidades na região.

Os temas foram sugeridos a partir das demandas da própria região. Não por acaso, a água assume um papel de destaque nas discussões, tendo em vista a grande dificuldade dos estados nordestinos em administrar os impactos da estiagem – a maior dos últimos 50 anos e que castiga 1.415 municípios da região – na vida das famílias nordestinas. Os grandes projetos em andamento, como a transposição do Rio São Francisco e a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, também ganham destaque entre os temas debatidos por promoverem intensas transformações na dinâmica da população e no cotidiano das pessoas.

Os diálogos serão conduzidos em grupos, a partir da fala de representantes do governo, da sociedade civil e do círculo acadêmico. A ideia é que a conferência funcione como um instrumento de mudança, a partir da interação destes diversos sujeitos, agregando diferentes experiências e conhecimentos e desenvolvendo estratégias e ações que possam se concretizar como modificadoras da realidade e das condições de vida da população. Para o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, a 1ª CRDSS do Nordeste terá a capacidade de impactar diretamente na qualidade de vida dos nordestinos a partir da interação entre estes diversos atores. “A importância está em promover essas discussões com quem geralmente se foca em seu próprio setor e que terá a possibilidade de perceber suas capacidades ampliadas no enfrentamento das questões sociais, quando faz novos laços para resolvê-los”, comenta.

O evento abre espaço para uma análise das políticas sociais em fluxo na região e deve funcionar como um ambiente de discussões ricas, que permitam superar os problemas vivenciados no Nordeste e solidificar as conquistas já realizadas. Na opinião de Paulo Guimarães, chefe do Departamento Regional Nordeste do BNDES, os temas que vão nortear as discussões na Conferência se relacionam diretamente com as grandes demandas dos nordestinos e dos brasileiros de um modo geral. “O Brasil evoluiu de forma significativa nos últimos anos, tanto economicamente, como na melhoria dos indicadores sociais. Contudo, é necessário dar novos passos na busca por um patamar mais elevado de desenvolvimento. Dessa forma, os temas destacados na conferência são hoje os maiores desafios dos gestores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, acredita.

Para além dos dias de conferência, estima-se que o evento seja parte do processo de mudança real na vida das pessoas, a partir da compreensão das demandas mais específicas da região Nordeste e do enfrentamento destas questões. Para Odorico Monteiro, a conferência e a intersetorialidade proposta por ela abrem espaço para a promoção de uma nova vida para a população nordestina. “É necessário promover uma conferência desse porte trazendo os vários parceiros da Saúde e de outros setores também, articulando os pontos de visão local, estadual, nacional e internacional, porque é só assim que se pode ir do micro ao macro, do olhar mais sistêmico até a ponta, até o usuário do Sistema, e realmente atingir os resultados que se pretende em termos de construção de políticas que levam ao aprimoramento da saúde pública, ao desenvolvimento social”, conclui.

10 Comentário

  1. Adorei a noticia sobre o referido evento. Gostaria de saber se vocês podem me avisar por email ??? o inicio das inscrições do evento.

    Essse eventos são de grande valia para os nosso Estado e tenho certeza que trará grandes mudanças na vida dos pernambucanos.

    • Cara Kátia, agradecemos por seu interesse e pelo comentário que nos deixou no portal. A 1ª Conferência Regional sobre DSS do Nordeste será um evento importante para debater a situação de saúde e as condições de vida dos moradores da região. Estamos nos empenhando para que os diversos atores da sociedade sejam ouvidos e os debates ocorram de modo participativo. Nesta primeira Conferência Regional contaremos com a presença de 400 convidados, porém, todos podem interagir, fazendo parte desta iniciativa através do portal. Além disso, transmitiremos o evento via web.
      Nossas redes sociais, áreas de comentários e contato estão abertos para a participação de todos os interessados que nos agraciam com suas opiniões e sugestões.

      Atenciosamente,

      Equipe Editorial dos Portais DSS Brasil e DSS Nordeste

  2. Bom dia,
    Fiquei muito contente com a iniciativa. Sou Neilza Buarque Costa e Trabalho na ONG Visão Mundial. Participamos da Conferência Mundial dos Determinantes sociais em Saúde, realizado na cidade do RJ em 2011, mobilizamos muitos jovens para discutir o tema, bem como as comunidades, além de ter produzido materiais interessantes para o referido evento de mobilização urbana e de escuta do cidadão. Atuamos em 7 estados do nordeste e naturalmente que nos interessa participar das discussão que haverá em setembro. Bem, a pergunta é clara: Como poderemos fazer a inscrição para participar presencialmente do evento?
    Creio que a organização tem muito o que contribuir com essa discussão coletiva.
    Ficarei no aguardo de comentários,
    Att,
    Neilza

  3. Bom dia,
    Sou Flávio Antunes Debique assessor de saúde e primeira infância da Plan Brasil e tive a oportunidade de participar da conferência mundial no Rio. Junto com a John Hopkins University organizamos um evento previo sobre saúde do adolescente. A Plan desenvolve projetos sociais de promoção dos direitos das crianças e adolescentes no estados do Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Gostaria de saber maiores informações sobre a Conferência NE e a possibilidade de participar na mesma.
    Atenciosamente.
    Flávio Debique

    • Ana, agradecemos por seu interesse e pelo comentário que nos deixou no portal. A 1ª Conferência Regional sobre DSS do Nordeste será um evento importante para debater a situação de saúde e as condições de vida dos moradores da região. Estamos nos empenhando para que os diversos atores da sociedade sejam ouvidos e os debates ocorram de modo participativo. Nesta primeira Conferência Regional contaremos com a presença de 400 convidados, porém, todos podem interagir, fazendo parte desta iniciativa através do portal. Além disso, transmitiremos o evento via web.
      Nossas redes sociais, áreas de comentários e contato estão abertos para a participação de todos os interessados que nos agraciam com suas opiniões e sugestões.

      Atenciosamente,

      Equipe Editorial dos Portais DSS Brasil e DSS Nordeste

  4. Parabéns pela iniciativa
    O Instituto da Infância- IFAN, está na representação da Rede Nacional da Primeira Infância ( http://www.primeirainfancia.gov.org), que é formada por mais de 130 organizações ( governamentais e não governamentais)com a missão de monitorar e avaliar as politicas publicas para primeira infância.
    Gostaríamos de saber, se haverá algum tema
    sobre o impacto destes indicadores na primeira infância ( crs ate 06 anos) e como a RNPI poderia ter um espaço para sua apresentação e contribuição.
    Atenciosamente,
    Luzia Laffite
    Secretária Executiva
    RNPI

  5. Sou docente da UFPE e discuto a política de saúde na graduação e pós-graduação. Gostaria de saber se a UFPE terá espaço entre os 400 convidados para debater os temas do congresso. Quais os critérios para participação?

    • Kátia, a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde acontecerá entre 2 e 4 de setembro, em Recife e será transmitida através de nosso portal.
      Atenciosamente,
      Equipe Editorial dos Portais DSS Brasil e DSS Nordeste

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*