Desigualdade socioeconômica afeta a chance de realizar mamografia no Brasil

Resumo:     Como em outros eventos de saúde, a realização da mamografia no Brasil é fortemente  condicionada por desigualdades socioeconômicas. No entanto, é preciso detalhar quais aspectos da desigualdade afetam a chance de realizar esse exame e se são iguais em todos os lugares. Nossos resultados e comentários referem-se a cada uma das 9 regiões  metropolitanas do país. Com base nos dados da PNAD 2008 (11,607 milhões mulheres de 40 anos ou mais) é possível afirmar que ter maior renda, por exemplo, aumenta muito a chance de ter realizado pelo menos uma mamografia em Fortaleza, mas não em Curitiba. Em relação à escolaridade, outro quadro se apresenta. Nossos resultados confirmam a existência de “vários Brasis” nos quais análises segundo renda, escolaridade ou cor/raça revelam diferentes aspectos da desigualdade. A compreensão detalhada dos condicionantes de cada desfecho contribuirá para o sucesso das políticas de saúde.

Texto em PDF

Sobre CMDSS 2011 17 Artigos
A Conferencia Mundial sobre DSS (CMDSS) a ser realizada no Rio de Janeiro em outubro de 2011 é um encontro de governos e da sociedade civil para debater estratégias e metodologias e assumir o compromisso coletivo de combate às iniquidades em saúde, através da ação sobre seus determinantes sociais.

1 Comentário

  1. parabens dora, marilia e demais pelo excelente artigo; admiro muito o trabalho de voces e com orgulho declaro que forma minhas queridas alunas ‘prediletas’

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*