Periferias regionais no contexto de combate à pobreza

Foto da home: IPPUR

Publicado no sétimo volume da Revista Política e Planejamento Regional (RPPR), o artigo “Periferias regionais no contexto de combate à pobreza”, escrito por Wesley da Silva Medeiros, Doutorando do PPG-PUR/UFRJ, se propõe a investigar as intervenções governamentais no combate à extrema pobreza nos anos 2000, bem como a dinâmica de subordinação territorial à pobreza.

O artigo tem como objetivo identificar os conteúdos teóricos e políticos das intervenções no combate à extrema pobreza no interior dos estados da federação.  Entre as reflexões, ressalta que para os sujeitos que atravessaram a instabilidade econômica da década de 1990 e foram assistidos por políticas do governo Lula, o verbo melhorar tornou-se expressão com sentido de futuro, apesar da persistência temporal da pobreza enquanto estrutura nos ditos “territórios de pobreza”.

Lamentavelmente, Wesley da Silva Medeiros faleceu em agosto de 2021, em decorrência da COVID-19. O Boletim IPPUR nº 49 divulgou uma homenagem escrita pelos colegas de turma de Wesley.

Para ler a homenagem na íntegra, acesse aqui.

Para ler o artigo publicado na RPPR, acesse aqui.

 

Por Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR . 18/08/2021

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*