As condições de vida na região de Manguinhos remetem a um cenário de grande carência no que se refere à execução de serviços essenciais como a coleta de lixo, saneamento básico e segurança. O desejo de uma vida com mais saúde, segurança e melhores condições de moradia vem sendo exposto há cerca de quatro anos, por crianças e adolescentes que vivem na região e participam de um projeto do Museu da Vida, da Fiocruz. Iniciativas simples como atividades desenvolvidas em sala de aula ou em conjunto no museu através de diálogos, redações e charges, estão revelando a consciência que cerca de 2.500 alunos de escolas da rede pública no entorno da Fiocruz tem do cotidiano de suas comunidades. As necessidades, os sonhos, perspectivas e prioridades das melhorias que estas localidades merecem são o foco do projeto Tecendo Redes: por um planeta saudável em Manguinhos.
Implantado no ano de 2008, o Tecendo Redes promove visitas ao Museu, atividades Educativas de conscientização sobre a importância de preservarmos o mundo em que vivemos e palestras com pesquisadores e profissionais que falam sobre saúde, meio ambiente e o nosso papel diante das mudanças que desejamos promover.
A iniciativa é uma parceria com a Quarta Coordenadoria Regional de Educação e hoje conta com a participação de cinco escolas que estão em comunidades diferentes. A média de idade dos alunos participantes varia entre oito e quinze anos. O Tecendo Redes está sendo ampliado para que as escolas do Ensino Médio também passem a integrá-lo.
A primeira etapa do projeto consiste no preenchimento de uma ficha na qual os alunos fazem um diagnóstico sobre como estão seu bairro, seu planeta e dizem ainda o que pode mudar e o que estão fazendo juntamente com sua família para colaborar com melhorias. Em continuidade são desenvolvidas atividades de integração onde as crianças escrevem e desenham sobre os lugares onde vivem e os desejos que tem para suas comunidades. Após a visita ao Museu da Vida são abertos os diálogos e promovidas palestras onde cada um pode expor seu ponto de vista, inclusive os professores, que participam de encontros com pesquisadores e outros educadores. Oficinas de charges e encenações sobre prevenção e combate às doenças também fazem parte da programação.
“O objetivo do Tecendo Redes é o fortalecimento do processo de promoção da saúde no território compartilhado pelas instituições, trabalhadores e público. A perspectiva é a de que o trabalho colaborativo amplie as possibilidades das relações intra e interinstitucionais”, cita Maria Paula Bonatto, do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida, da Fiocruz. Entre as reivindicações dos alunos se destacam o desejo de um melhor cuidado com o lixo, a preocupação com a violência e com as enchentes.
A promoção do diálogo e a da participação foi a forma encontrada pelos idealizadores do projeto para incentivar a mudança. “Nosso objetivo é contribuir para processos sociais modificadores dos índices negativos dos Determinantes Sociais da Saúde”, afirmou Maria Paula Bonatto.Os alunos deixarão um legado para o futuro. Convidados a escrever cartas para as próximas gerações, deixam registradas mensagens destinadas àqueles que nos próximos anos vão passar pelo mesmo ciclo de aprendizado. As turmas que visitam o museu hoje também são convidadas a ler as mensagens que os alunos visitantes de outros anos deixaram, dando continuidade ao ciclo de construção de um diálogo em torno do bem estar das comunidades e de seus sonhos.
O Tecendo Redes também é matéria prima para a produção científica e deu origem a duas teses de doutorado, duas teses de mestrado e duas monografias de conclusão de curso. A partir da iniciativa vem sendo realizados cinco Seminários Pedagógicos anuais onde os professores apresentam os resultados de seus trabalhos nas escolas para a comunidade Fiocruz. Educadores atuantes no projeto integraram-se à Fiocruz através da participação em cursos de Especialização, além disso, foi formado um grupo de estudos para professores e pesquisadores que se reúne quinzenalmente para produzir reflexões , novas pesquisas e atividades.
Visando concretizar conhecimentos e ações intersetoriais, principalmente entre os setores saúde, educação e cultura, o projeto vem ampliando as relações institucionais, e entre alunos, professores e comunidades, desenvolvendo processos coletivos de construção do conhecimento que buscam contribuir para a transformação de uma realidade que requer mudanças.
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