Sistemas de Informação em Saúde

Dando sequência à série de entrevistas sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS), referentes à Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, Alberto Pellegrini Filho entrevista Jacques Levin, do DATASUS, também pesquisador do CEPI-DSS,  e Cláudia Travassos, pesquisadora do ICICT/FIOCRUZ.

Os sistemas de informação em saúde são fundamentais para definir e implantar políticas de combate às iniquidades através da ação sobre os Determinantes Sociais da Saúde. O principal questionamento acerca de tais sistemas é sua capacidade de fornecer informações relevantes e oportunas para apoiar estas políticas. Segundo Levin, os sistemas de informação no Brasil apresentam uma riqueza muito grande de informações e possuem um longo histórico, tendo começado na década de 70, fornecendo dados sobre mortalidade e internações hospitalares.

Atualmente existem diversas bases de dados e informações ágeis e com cobertura nacional para apoiar políticas públicas. Ele destaca, porém, que a maioria não foi desenhada tendo em vista desvendar as iniquidades em saúde, permitindo relacionar resultados em saúde com estratificação socioeconômica. O pesquisador menciona que o cartão SUS, uma iniciativa que visa registrar o histórico de saúde do paciente e seus dados pessoais pode ajudar a superar esse problema.

Cláudia Travassos é entrevistada no bloco seguinte destacando a importância do suplemento saúde da PNAD para informações sobre iniquidades em saúde e ação sobre os DSS. Ela lembra que esses suplementos realizados a cada 5 anos (o último se refere a 2008) permitem estratificar informações sobre saúde por um conjunto de variáveis sociais.

Referências Bibliográficas

Bate Papo na Saúde com Jacques Levin – Determinantes Sociais da Saúde [vídeo]. [acesso em 26 ago 2011]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K3gvAoqZSCg&feature=related

Bate Papo na Saúde com Cláudia Travassos – Determinantes Sociais da Saúde [vídeo]. [acesso em 26 ago 2011]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3BIBCE5tpn8&feature=related

Entrevista com: Jacques Levin e Cláudia Travassos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*