O Portal da CMDSS está disponibilizando online o áudio completo das conferências e discussões do Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS), realizado no dia 5 de agosto de 2011 no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da FIOCRUZ (ENSP/FIOCRUZ).
O evento foi organizado em cinco painéis correspondentes aos cinco temas CMDSS referenciados à realidade brasileira, cada mesa contou com um coordenador e dois conferencistas, selecionados entre figuras destacadas do mundo da pesquisa, do governo e da sociedade civil. Houve intensa participação do público.
A abertura do Seminário contou com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha, do Presidente da FIOCRUZ Paulo Gadelha, do Representante da OPAS/OMS no Brasil Diego Victoria, além de representantes de ministérios, secretarias de estados, pesquisadores e profissionais da saúde.
Alexandre Padilha, Ministro da saúde
Paulo Gadelha, Presidente da FIOCRUZ
Diego Victoria, Representante da OMS
O primeiro painel debateu a Ação Intersetorial para o Combate às Iniquidades em Saúde e foi mediado por Leonardo José Rolim Guimarães, Secretário de Políticas do Ministério da Previdência. Teve como panelistas Rômulo Paes de Sousa, Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Foram discutidos problemas relacionados com a coordenação intersetorial das políticas de combate às iniquidades em saúde através da ação sobre os DSS. Foram propostos mecanismos para fortalecer a ação intersetorial em saúde, articulando diferentes poderes do Estado, diferentes setores e diferentes esferas de governo em ações sobre os DSS.
Mediador: Leonardo José Rolim Guimarães
Palestrante: Rômulo Paes de Souza
Palestrante: Jairnilson Paim
O segundo painel debateu o tema Papel do Setor Saúde na Promoção da Equidade e foi coordenado por Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Teve como conferencistas Luiz Facchini, presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e o ex-Ministro da Saúde José Gomes Temporão, da Fiocruz. Foi discutida a importância do setor saúde na promoção da equidade em saúde, identificando mecanismos para melhoria da qualidade e expansão do acesso aos serviços de saúde, assim como para fortalecer a articulação com outros serviços sociais, visando maior impacto sobre os DSS.
Mediador: Jarbas Barbosa
Palestrante: José Gomes Temporão
O terceiro painel teve como tema Medição e Monitoramento das Iniquidades em Saúde e foi mediado por Alberto Pellegrini Filho, Coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS). Foram palestrantes Jacques Levin, (DATASUS) e pesquisador do CEPI-DSS e Claudia Travassos, do ICICT/FIOCRUZ. O Painel contribuiu para identificar estratégias de melhoria dos sistemas de informação para facilitar a análise de tendências das iniquidades e avaliar o impacto de ações para combatê-las. Discutiram-se também propostas para fortalecer a produção e uso de evidências científicas em políticas sociais, assim como para disseminar a informação ao público.
Mediador: Alberto Pellegrini Filho
Palestrante: Claudia Travassos
Palestrante: Jacques Levin
O quarto painel tratou do tema Participação Social em Políticas de Promoção da Equidade e sua coordenação coube a Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil-Rio. Foram palestrantes Luiz Odorico M. de Andrade, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Roberto Smeraldi, jornalista, especialista em desenvolvimento sustentável e diretor da OSCIP Amigos da Terra e a convidada Jurema Werneck, médica e doutora em Comunicação e Cultura, e membro da ONG Criola. Discutiram-se estratégias para melhoria das relações entre Estado e Sociedade Civil e para o fortalecimento da participação democrática, representativa e direta, na definição e implantação de políticas públicas relacionadas aos DSS.
Mediadora: Viviane Castello Branco
Palestrante: Luiz Odorico M. de Andrade
Palestrante: Roberto Smeraldi
Convidada: Jurema Werneck
O quinto e último painel discutiu o tema Ação e Cooperação Internacional em Saúde e foi coordenado pelo ministro Silvio José Albuquerque e Silva, Chefe da Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores. Como palestrantes participaram Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/FIOCRUZ) e Jorge Chediek, Coordenador-Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. O Painel contribuiu para identificar estratégias de fortalecimento da ação internacional sobre os determinantes globais da saúde, assim como para uma maior efetividade da cooperação internacional recebida e oferecida pelo Brasil em políticas públicas relacionadas aos DSS.
Mediador: Silvio Albuquerque
Palestrante: Paulo Buss
Palestrante: Jorge Chediek
Entrevista com:
Seja o primeiro a comentar