Brasil é destaque na agenda internacional sobre Determinantes Sociais da Saúde

Pellegrini e Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz) durante Seminário Preparatório para a CMDSS

A partir da próxima quarta-feira, dia 19, e até 21 de outubro, o Rio vai sediar um dos maiores eventos com foco em Determinantes Sociais de todo o mundo. A Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS) irá reunir em Copacabana, chefes de estado, representantes da sociedade civil, pesquisadores, entre outras autoridades de diversos continentes, com o objetivo de evoluir em um consenso sobre políticas de combate às iniquidades em saúde.

O objetivo é que ao final da conferência chegue-se ao texto da Carta do Rio, um documento que vai apontar diretrizes através das quais órgãos oficiais, governos e entidades ligadas à questão em todo o mundo, deverão basear suas políticas e ações de combate.

Em entrevista ao portal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Alberto Pellegrini Filho, coordenador do Cepi-DSS, ressaltou a importância do evento e do amplo debate a cerca dos Determinantes Sociais. “Trata-se de uma oportunidade única para fazer avançar no país o interesse pelo temas dos DSS e para criar, consolidar e aperfeiçoar nossas políticas públicas nesse campo”, disse Pellegrini.

Referência Bibliográfica

Pellegrini Filho A. Determinantes Sociais: evento reúne chefes de Estado [entrevista na internet]. Entrevista concedida ao Portal ENSP. [acesso em 17 out 2011]. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?origem=2&matid=27769

1 Comentário

  1. Prezados organizadores,
    parabéns pela realização deste evento que ao colocar o tema dos Determinantes Sociais em Saúde em foco, toca no ponto mais importante para o desenvolvimento da Saúde no Brasil. Toda a agenda da Saúde em nível mundial e especialmente em países que como o Brasil enfrentam tamanha desigualdade, deveriam estar orientadas por este debate. Como parte da Fiocruz, espero que os desdobramentos do debate tenham capilaridade e impacto em nossas instituições.
    Bom evento a todos,
    Paula Xavier
    Coordenadora de Gestão da Informação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*