Paulo Buss: a importância de pensar a saúde com foco na realidade social das nações

Em entrevista concedida a Alberto Pellegrini Filho, Coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, Paulo Buss, ex-presidente da entidade e atual Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (CRIS), fala sobre a Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS 2011). A entrevista foi ao ar no Programa Bate-Papo na Saúde, gravado nos Estúdios do Canal Saúde, dando início a uma série a respeito da CMDSS. Os dois vídeos com a gravação da entrevista estão disponíveis no youtube e pode ser ativados clicando nas imagens abaixo.

Paulo Buss destaca que a saúde não é apenas uma questão biológica, mas depende da forma como se organiza e vive a sociedade. “A saúde é o resultado de uma produção social”, define. Ele destaca a importância dos DSS, enfatizando que os problemas de saúde não se podem resolver unicamente com tecnologias, hospitais e infra-estrutura assistencial.

O entrevistado lembra ainda que na década de 90, a discussão sobre Determinantes Sociais da Saúde, esteve muito ausente da agenda internacional e foi retomada com força no ano 2000, com a definição dos Oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, pela ONU. Com isso, segundo Buss, ficou mais clara, também no campo da saúde, a necessidade de revisar a tendência do pensamentos focado apenas em tecnologias. “Precisávamos fazer uma conexão entre saúde e desenvolvimento. Uma sociedade não terá desenvolvimento, se não tiver o seu povo saudável”, afirma.

Sobre os determinantes globais, Paulo Buss falou sobre a influência cada vez maior no mundo globalizado de interesses comerciais. “Talvez as crises do capitalismo nesses grandes aglomerados de poder que são a União Européia e os Estados Unidos, ajudem a refazer as estruturas de poder dos organismos multilaterais”, exemplificou.

Na Assembléia Mundial da Saúde, em 2010 o Brasil se propôs a sediar a CMDSS. Em cumprimento da resolução da AMS de 2009 e aceitando a oferta do governo brasileiro, a OMS decidiu convocar esta Conferência que será realizada no Rio de Janeiro de 19 a 21 de outubro de 2011.

Referências Bibliográficas

Bate Papo na Saúde com Paulo Buss Parte 1 – Determinantes Sociais da Saúde [vídeo]. [acesso em 26 ago 2011]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FzOZqa88UCU&feature=related

Bate Papo na Saúde com Paulo Buss Parte 2 – Determinantes Sociais da Saúde [vídeo]. [acesso em 26 ago 2011]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4XrVuzUe-ag&feature=related

Entrevista com: Paulo Buss

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*