Publicação aborda economia e financiamento da saúde no Brasil

A iniciativa Brasil Saúde Amanhã e a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 lançam mais um livro dedicado à prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro. Intitulada Economia e Financiamento do Sistema de Saúde no Brasil, a obra analisa a partir do olhar de diferentes especialistas as perspectivas da economia global e brasileira para as próximas décadas, discute as bases e limites do financiamento da saúde no Brasil, a situação da contratualização e remuneração de serviços de saúde pelo SUS, as estratégias de expansão das empresas de planos e seguros de saúde e a dinâmica de reestruturação do setor privado de serviços de saúde no Brasil.

Organizada por Paulo Gadelha, José Carvalho de Noronha, Leonardo Castro e Telma Ruth Pereira, a publicação é composta por seis capítulos, assinados por Carlos Aguiar de Medeiros, Pedro Rossi, Lucas Teixeira, Fernando Gaiger Silveira, Maria Luiza Campos Gaiger, Maria Angelica Borges dos Santos, Luciana Mendes Santos Servo, Lucas Salvador Andrietta, Artur Monte-Cardoso, Jose Antônio de Freitas Sestelo, Mario César Scheffer, Ligia Bahia e Marco Antonio Rocha.

O lançamento, pela Edições Livres, acontece dia 14 de dezembro, às 17h, com participação dos organizadores, da presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, e do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rodrigo Murtinho. O evento virtual será transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube e no site Saúde Amanhã.

O livro é resultado de dois seminários realizados pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã sobre os cenários para o Brasil e o setor Saúde após a pandemia de Covid-19, que estão disponíveis no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube (veja abaixo). Os seminários também resultaram em seis Textos para Discussão (TDs nº 51, 52, 53, 54, 66 e 74) publicados em acesso aberto no portal Saúde Amanhã.

Brasil Saúde Amanhã

A Iniciativa “Brasil Saúde Amanha”, rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o setor Saúde, desde 2010, em articulação com a Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, contribui para a atuação nacional e institucional em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, a prospecção de cenários futuros para a saúde pública  brasileira integra os esforços da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para consolidar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir melhores condições de vida e saúde para a população brasileira.

Edições Livres

Iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Edições Livres é um selo editorial dedicado a lançar obras com livre circulação na internet, tornando acessíveis a qualquer internauta livros de interesse científico e social. Títulos que colaborem com o fortalecimento da ciência e do pensamento social no Brasil — e que possam ser compartilhados, debatidos e lidos livremente, de forma gratuita. Edita, sempre em versões digitais e em acesso aberto, volumes de literatura científica que promovam o fortalecimento da interseção e do diálogo interdisciplinar entre saúde coletiva, ciências sociais, comunicação e informação. Podem ser obras inéditas, mas também títulos já esgotados ou indisponíveis na internet. O projeto busca contribuir para a ampliação da Política de Acesso Aberto e a constituição de políticas de Memória e de Ciência Aberta da Fiocruz.

Serviço

Lançamento do livro “Economia e Financiamento do Sistema de Saúde no Brasil”
Data: 14 de dezembro de 2021
Horário: 17h
Assista em saudeamanha.fiocruz.br/

 

Por Bel Levy (Saúde Amanhã) – Portal Fiocruz . 09/12/2021

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*