Vídeo sobre a CMDSS é apresentado na 51ª reunião do Conselho Diretor da OPAS

No dia 29 de setembro de 2011, durante a 51ª. Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), integrado pelos Ministros da Saúde de todos os países das Américas, foi apresentado um vídeo promocional da CMDSS produzido pela Organização.

O vídeo apresenta imagens sobre as condições de vida de populações vulneráveis de vários países da região e reitera as principais recomendações da Comissão sobre DSS da OMS para o combate às iniquidades em saúde: (a) Melhorar as condições de vida; (b) Enfrentar a distribuição inequitativa de Poder, Dinheiro e Recursos e (c) Medir e entender o problema e avaliar o impacto da Ação.

São apresentadas imagens da reunião de Consulta Regional organizada pela OPAS na Costa Rica em agosto de 2011, onde representantes de mais de 20 países da região, especialistas e representantes da sociedade civil trocaram experiências de ação sobre os DSS e discutiram os cinco temas da CMDSS, tendo como referência a situação dos países da região.

Imagens da reunião promovida pelo governo brasileiro em maio de 2011 durante a Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, são também apresentadas, com destaque para uma entrevista com o Ministro da Saúde do Brasil, Dr. Alexandre Padilha, onde enfatiza a importância dos DSS e das desigualdades de acesso aos serviços da saúde, particularmente no caso das doenças crônicas não transmissíveis e manifesta sua expectativa de que a CMDSS permita o estabelecimento de uma agenda comum para o combate às iniquidades em saúde.

O vídeo encerra com a apresentação dos objetivos da conferência, destacando em especial a oportunidade que ela representa para a definição de estratégias de ação sobre os DSS e para o intercâmbio de experiências, visando à melhoria das condições de vida e saúde das populações.

Referência Bibliográfica

Determinantes Sociales de la Salud [vídeo]. [acesso em 23 set 2011]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nJMFKwhRze0

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*